Depoimento de uma Vencedora - Juliana de Almeida Teixeira - Aprovada no Concurso da Magistratura Estadual de MG
Data Publicação: 27/08/2013

 

Não tenho palavras para agradecer todo apoio, profissionalismo e torcida que recebi desta grande pessoa, que me fez ter a certeza de que eu estava preparada. Contarei a minha história...

 

A minha caminhada rumo à aprovação, apesar de não ter sido tão longa (cerca de 3 anos e meio), foi intensa e altamente estressante. Agradeço a Deus, no entanto, por ter me dado a alegria de encontrar grandes seres humanos pelo caminho, pessoas que, como eu, lutavam (e ainda lutam) com determinação e afinco para conquistar seus objetivos.

 

O Chico certamente foi uma dessas pessoas que tive a sorte de conhecer logo no início da minha trajetória. E ele foi, junto com alguns outros amigos (e claro, do meu marido e da minha família), responsáveis por me fazer acreditar que era possível, que a minha hora chegaria.

 

E foi assim, com muito sofrimento, longuíssimas horas de estudo e o apoio incondicional de todos aqueles que estavam do meu lado, que com pouco mais de 2 anos e meio de estudo, me vi aprovada para a fase oral do concurso da magistratura de São Paulo. Parecia um sonho, minha hora havia finalmente chegado... Mas, como enfrentar a tão temida prova oral? Nunca tinha gostado de falar em público! Me perguntava o motivo pelo qual havia me colocado naquela terrível situação...

 

Com a ansiedade e o coração a mil comecei a fazer simulados do SPO. Fiz diversas sessões e posso assegurar que os simulados realizados pelo Chico, com tanto profissionalismo, são muito próximos da situação vivenciada na prova oral. Sem dúvidas, eles me forneceram a segurança necessária para enfrentar a situação que, num piscar de olhos, chegou. De repente estava ali, em frente à banca examinadora do concurso. O frio na barriga foi inevitável, mas a experiência dos simulados me fez enfrentar a situação de uma forma mais serena. Ora, já havia passado por aquilo tantas vezes... bastava fazer o mesmo que fazia nos simulados. E fiz! Sai da prova com a grande sensação de dever cumprido. Havia feito a minha parte! Agora estava nas mãos da tão temida banca.

 

O concurso do qual participei teve a última etapa muito tumultuada. Surgiram, então, as alegações de violações ao edital do concurso o que culminou na anulação da última etapa. Teria que fazer, novamente, a prova oral.

 

E junto com a anulação da prova em São Paulo, alcancei também a fase oral do Tribunal de Justiça do meu querido estado, minha querida Minas Gerais. Tinha, portanto, nas minhas mãos, a oportunidade de virar juíza no meu Estado, no Tribunal que foi a minha escola. Não conseguia conter a emoção.

 

Me via numa situação que havia sonhado desde o início do concurso. De repente, estava à frente de 2 provas orais. Fiz então, mais alguns simulados com o Francisco, que, novamente, me prepararam para a tão esperada hora.

 

Marcadas as provas, veio primeiro a do TJMG. Me dediquei ao máximo e a hora havia chegado!Cheguei ao local designado e me deparei, ali com o Francisco. Ele me olhou e disse: “não se preocupe, você está muito preparada. Tudo dará certo!” E a prova começou.. novamente me sentia como nos simulados...fiz, exatamente, a mesma coisa. Mesma postura, mesma tonalidade de voz. Sai, mais uma vez, com a sensação de dever cumprido.

 

Chegou, então, a hora do resultado. Antes mesmo da outra prova oral para a qual me preparava, saberia se havia ou não alcançado êxito no meu tão querido estado. E ao chegar ao local da sessão pública de resultado, encontro novamente o Francisco, torcendo não só por mim, mas por todos os colegas que haviam se preparado com ele.

 

Eis que o resultado foi divulgado! Todos os alunos SPO aprovados! Alegria geral no auditório!

 

Não consigo esquecer daquele momento! Sim, minha hora havia chegado e em grande estilo. Com meu então noivo ao lado (agora marido), havia conquistado o meu grande sonho! Havia me tornado juíza no Tribunal de Justiça que mais almejei, aquele que era meu grande objetivo, minha referência desde o início da faculdade. O Francisco, presente à sessão, se alegrava com a divulgação de cada nome, de cada aprovação!

 

Confesso que, mesmo hoje, me faltam palavras para agradecer a todos que estiveram do meu lado. Acredito que a melhor forma de assim fazê-lo é tentar mostrar aos amigos que valeu a pena!

 

Essa nova fase, não há dúvidas, é cheia de desafios. Mas, hoje, passados quase 9 meses desde o resultado da prova oral, tenho a certeza de que fiz a escolha certa e que tive o melhor assessoramento em cada fase da minha batalha! Obrigada por me ajudar na fase oral, grande Chico! Obrigada por toda excelência e profissionalismo que você conduz o seu trabalho! Obrigada, do fundo do coração, por tudo o que fez por mim! Serei eternamente grata!

 

Quanto à segunda prova oral de São Paulo: não compareci... Já estava completamente realizada!

 

 

SPO - Ajudando a transformar o seu sonho em realidade

 

 

Francisco Campos e Juliana Teixeira no momento da Posse